Aquecimento, Extensão, Quebra Vocal e Massagem em um só exercício

 

Aquecimento, Extensão, Quebra Vocal e Massagem em um só exercício

 

Olá Pessoal!

Hoje vamos aprender como fazer, em apenas 1 vocalize,  4 técnicas vocais ao mesmo tempo.

Você poderá aquecer a sua voz, trabalhar a extensão e quebra vocal, além de massagear as cordas vocais também.

Vou dar um breve resumo, de cada um destes pontos que serão trabalhados neste exercício.
AQUECIMENTO VOCAL

O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho — atores, professores, cantores, locutores, advogados, oradores, apresentadores, dubladores, operadores de telemarketing, ambulantes, políticos, fonoaudiólogos e muitas outras categorias que se enquandram neste perfil de profissional.

O aquecimento vocal promove a saúde vocal e a potencialização das características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço e fadiga (vocal e, com as recidivas, corporal). O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz como medida profiláxica.

O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos desses males, pois, além de potencializar nossa capacidade de projetar a voz, equilibrando a emissão e dando resistência vocal a pessoas que falam por um longo período de tempo ou cantam,  ainda nos despertam para o auto-cuidado com a voz.
EXTENSÃO VOCAL

Boa parte das pessoas, sequer conhece o limite de sua própria voz e com isso,  o cantor erra na escolha do repertório, pois ele costuma pensar que deve cantar sempre no tom original da música, e isso é um erro gravíssimo, pois cada pessoa tem sua própria extensão vocal, e deve respeitá-la os seus limites, caso contrário, pode ter sérios problemas em sua apresentação e até causar danos nas cordas vocais, por forçar demais tentando cantar fora de sua própria extensão vocal.

Vamos entender agora, o que é extensão vocal.

A Extensão Vocal,  compreende a capacidade que você tem de cantar notas graves e agudas, notas fisicamente realizáveis, dentro do seu limite, mesmo que estas notas sejam notas de passagem, incluindo voz de cabeça e falsete, sendo assim, é onde existe uma maior abrangência que a Tessitura.

A Extensão Vocal pode chegar a 3 oitavas e em alguns casos, até um pouco mais.

O trabalho é gradual, para se conseguir bons resultados e aumentar a sua extensão.
QUEBRA VOCAL

Devemos fazer os vocalizes sempre de forma suave, no caso de trabalhar essas quebras, pois assim você terá essa passagem mais sutil, partindo de notas graves à agudas e de agudas a graves também. Isso acontece no momento de transição, quando vc está mudando de registro.

As quebras vocais só podem ser eliminadas através do desenvolvimento da  flexibilidade da laringe, colocando em sua rotina vocal, vocalizes apropriados.

No canto profissional,  se aprende a controlar voluntariamente a reprodução da voz, nos diferentes registros vocais, suavizando essas “quebras” relacionadas a transições entre registros, ou enfatizando-as, dependendo do estilo do canto. Essas quebras podem também, nos mostrar que existe alguma manifestação importante, de alguma patologia da voz, por isso a importância de uma exame das pregas vocais.
MASSAGEM NAS CORDAS VOCAIS

Nódulo ou calo nas cordas vocais: 70% dos casos de distúrbios na voz são representados pelos calos nas cordas vocais.

Parecidos com os que se formam nos pés, eles aparecem em função do atrito causado pelo contato direto e frequente entre as cordas vocais, formando uma camada dura e resistente que compromete o tom de voz e incomoda na hora de falar.

Como a pessoa não sente dor, não se dá conta de que se trata de um problema. Só dá para perceber, se a rouquidão ou outra irritação, se tornarem sintomas frequentes.

A notícia boa, é que o mal tem cura e basta terapia para amenizar o problema, porém, não adianta nada fazer terapia e depois cometer os mesmos erros. Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia.

Neste exercício, vc vai aprender como massagear suas cordas vocais.

Vc vai usar os fonemas TRU ou BR, fazendo um som como o exemplo no vídeo. Faça com pouco volume e bem suave.

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ARQUIVOS DE ÁUDIO ABAIXO

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete

 

Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Midas Wear

Aquecimento, Extensão, Quebra Vocal e Massagem em um só exercício
4.5 (90%) 14 votos

32 Comentários


  1. Quero ter uma voz bonita só que quando vou treinar o”dó, ré, mi,fá, sol,lá,si,dó “o si não sai e agora o que eu faço?

    Responder

    1. Vc tem quantos aos Jennifer? Já pratica técnica vocal? nem tudo é de um dia para o outro e precisa ver se vc está usando direitinho seus registros vocais. 🙂 Bjka

      Responder
  2. oseias.daniel@gmail.com

    Bom dia , Iara
    Solicito um apoio
    sou totalmente leigo no que diz respeito a voz ou cantar mas gosto de louvar a Deus não conheço meu tipo de voz , mas para te dar uma dica para que posso me auxiliar me adpto muito bem com a voz do Cantor Samuel Mariano, desculpe a modestia rsrsrsr aquele hino dele que começa com adorareiiiiiii bem forte faço identico tambem tem facilidades com o hinos do voz da verdade por ex: o escudo. Pergunto qual tipo de treinamento vocal vc me indica qual tipo de aquecimento e o ideal tenho 38 anos , desde já sou grato por sua atenção

    Responder
  3. leandro

    Ola eu gostaria de saber como cantar aquelas musicas qye tem notas muitos altas como por exemplo defying gravity da idina menzel ou i have nothing da whitney porque sou homem e minha viz nao e tao alta pra essas musicas.acho que meu timbre e parecido com o Finn(cory monteith) da serie Glee.

    Responder

    1. Leandro, vc precisa em primeiro lugar saber como andam suas cordas vocais. Faça um exame e se preciso, fonoterapia tb. Quanto a tonalidades, vc deverá entender, através de uma avaliação, qual sua tessitura e extensão, para então saber quais músicas (nos tons originais por exemplo) vc poderia cantar. De onde vc é? Bjka

      Responder
      1. Gil Collares

        Também não achei os links desse conteúdo, já compartilhei, já saí e entrei de novo e nada. Alguma outra solução? Abraço

        Responder

  4. Iara! professora estou acompanhando seu canal muito bom com dicas que tão me ajudando a entender tudo, olha é normal ter muito pigarros? quando eu canto uma musica eu fico sentido como se tivesse algo na minha garganta atrapalhando na hora de cantar isso é normal? por favor me ajuda? e o que se fazer quando estar com gripe e precisa cantar?

    Responder

    1. Marcos, vc consegue ir a um otorrino? Seria bom fazer um exame das cordas vocais. Assim, vc saberá o que está acontecendo? Como são seus hábitos diários? Vc fuma, toma muito gelado, tem uma rotina de exercícios vocais? Bjka e melhoras

      Responder
  5. Jelline C. M. Xavier

    Poxa infelizmente pra mim também não esta aparecendo o áudio para baixar!!!

    Responder

    1. Jelline, os áudios estão sempre ao final do texto. Vc apenas deve compartilhar o vídeo e terá o áudio disponível para download. Bjka

      Responder
  6. Vi

    Iara, muito bom o vídeo! Mas é sério, não está aparecendo o aúdio nessa postagem! Nas outras eu ia até o fim da postagem, compartilhava e aparecia o link para baixar, mas nesse não tá aparecendo mesmo! Dá uma olhadinha, é só esse que está com problema 🙂

    Responder
  7. Paula

    Olá Iara, mesmo após compartilhar o video, os links para o download não estão aparecendo ao final do texto.

    Responder

    1. Olá meu amor! Agora foi 🙂 Atualizamos um plugin aqui e tem como compartilhar no Face e disponibilizar o áudio. Lembrando, que nem todos os vídeos tem áudios. A grande maioria tem, mas alguns não foi necessário um áudio para prática. Bjka e espero que consiga desta vez. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *