Técnica Vocal Belting – Dando os Primeiros Passos

 

Técnica Vocal Belting – Dando os Primeiros Passos!

 

Olá Pessoal, tudo bem ?

Hoje vou falar sobre a técnica mais usada em musicais, chamada Belting.

Muito se fala sobre a técnica belting e muitas vezes, outras técnicas são classificadas assim, gerando uma confusão sobre a terminologia.

O que é o Belting? É ter um vozeirão?

É basicamente, uma qualidade vocal, derivada de um discurso poderoso, intensificado, que pode cortar através de um espaço e ser muito bem ouvido, mesmo quando não é  amplificado eletronicamente. Há algumas variedades de Beltings, e às vezes, chega a ser confundido com outras técnicas, mas isso é porque o som em si, tem evoluído junto com a música. Sendo assim,  vocalistas diferentes têm suas próprias características sobre como, efetivamente,  fazer este som.

Segundo algumas teorias, a técnica belting,  foi ‘inventada’ na cena dos musicais, pois precisavam de vozes com um som mais projetado, mais poderoso e não algo muito clássico. Os cantores queriam manter sua identidade, sua personalidade vocal.

O Belting está de certa forma, conectado a voz falada. Então, se você quer aprender esta técnica, é preciso que você melhore também a sua voz falada.

Para se ter uma boa técnica Belting, lembre-se que sustentação e apoio, são imprescindíveis. A respiração é então o começo de tudo. Mas não a respiração pulmonar, aquela que vc normalmente usa no seu dia a dia, mas sim a diafragmática.

Vocês podem saber melhor a respeito, aqui mesmo no blog.

Normalmente, um cantor Pop, usa este tipo de respiração, porém, se você quer projetar ainda mais a sua voz, vai ver que a ação dos músculos abdominais, será primordial.

Quando se canta uma música clássica, por exemplo, usa-se essa respiração, porém, ela tem uma intensidade diferente, uma colocação distinta.

E lembre-se de buscar orientação com um profissional da área. Se você sentir, qualquer desconforto em sua voz, vá a um otorrino e se preciso, faça fonoterapia também.

   

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete

 

Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Técnica Vocal Belting – Dando os Primeiros Passos
5 (100%) 10 votos

20 Comentários

  1. leticia karen

    queria muito tirar uma duvida, minha voz é soprano lirico e queria saber se é normal usar muito falsete na minha região de brilho (notas muito agudas) já que tenho voz muito suave como chamam, e queria saber se tem algum exercicio pra usar minha voz de peito em minha região de brilho (notas agudas)

    Responder

    1. Olá amada, vc tem alguma experiência com técnica vocal? Vc usa voz de cabeça certo? O Falsete é um recurso, que não está conectado a voz de peito, por exemplo! O correto é: Voz de peito, Mix e cabeça. 🙂 Te aconselho a usar sua voz de peito onde lhe é conveniente e fazer a passagem por cada cavidade ressonadora. Isso se dá pelo treino constante (vocalizes) e tb exercícios de projeção, para ter os agudos (voz de cabeça) mais presentes. Veja aqui no blog, o tema Falsete X Voz de Cabeça e entenderá melhor a diferença ok? Bjka

      Responder

    1. Cantar bem, é uma habilidade e tb disciplina nos estudos. Alguns tem este dom desde pequenos e outros, desenvolvem com o passar d tempo. Bjka

      Responder
  2. Lara

    Olá!

    Para mim não está aparecendo o áudio ao final do artigo para treinar….o que pode estar havendo?

    Muito grata pelas dicas e beijos!

    Responder

    1. Amada, vc deu um refresh em sua página. (F5) Pode ser que tenha havido algum problema. Aqui tá tudo normal. Basta compartilhar com seus amigos, deixar seu email acredito que o áudio aparece, na no final do texto. Bjka

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *