Dinâmica Vocal! Cantar ou Gritar ???

 

Dinâmica Vocal! Cantar ou Gritar ?

 

Olá Pessoal!

Hoje falo um pouco sobre dinâmica vocal. Cantar e não gritar.

 

[sociallocker id=27723]

Cantar notas altas sem gritar é uma das grandes batalhas de alguns cantores. É muito comum , que ao subir a tonalidade, aumente-se tb o volume. Você acaba acreditando que demonstrará então mais potência, mas chega um momento em que você não pode ir além e pode até se machucar ou ficar rouco.

Nosso cérebro está condicionado ao fato de que notas agudas estão acima o que faz com que vc acredite que precisa dar saltos para alcançá-las, as notas estão lá em cima e você lá embaixo. Você acaba gritando por impulso, pra emitir essas notas e geralmente, de forma inconsciente, acaba causando danos sérios a suas cordas vocais.

Alguns indícios de que você está gritando e não cantando, podem ser percebidos em seu corpo. Para buscar notas agudas, você arregala os olhos, levanta as sobrancelhas, ombros, veias do pescoço quase explodindo, rosto todo vermelho,  enfim…é um momento tenso fisicamente e até psicologicamente, onde tudo que está acontecendo, não está nada confortável.

Cantar com dinâmica, é o grande segredo. Ser capaz de criar momentos mais íntimos em notas agudas, sem soar fraco. Você conserva suas pregas vocais, não corre o risco de ficar rouco e nem criar nódulos ou fendas.

Cantar notas agudas sem gritar,  também te ajuda com os problemas de afinação. Muitas vezes, estes problemas ocorrem por tentar alcançar a nota gritando.

Quando falamos de cantar notas agudas sem gritar, não quer dizer cantar em volume baixo, mas sim, usar a dinâmica vocal adequada, a projeção vocal adequada.

Cantar notas altas sem gritar é uma habilidade que se adquire com exercícios para dinâmica vocal, principalmente os que trabalham passagem pelos registros vocais. Para alguns, leva tempo e esforço, enquanto outros, podem fazê-lo mais rapidamente.  Importante mesmo, é seguir passo a passo, deixando claro pra si mesmo, que se deve cantar de forma confortável todas as notas, principalmente as agudas.

Sendo assim, fique atento a forma que vc vem cantando. Não cante como nos karaokês, onde quanto mais volume, mais pontos você consegue. Respeite cada momento, onde às vêzes existe suavidade, em outros momentos mais pressão e projeção e conforme a letra, isso ficará bem claro pra você também.

Cantar é uma arte, onde em poucos minutos, tudo pode acontecer, até mesmo o silêncio.

[/sociallocker]

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Dinâmica Vocal! Cantar ou Gritar ???
5 (100%) 2 votos

15 Comentários

  1. Gabriel

    Gostei Muito do vídeo,Parabéns Iara.Eu gostaria de fazer um pedido especial de um vídeo sobre como mixar a voz com exercícios por favor,se possível.

    Responder

  2. Olá Gabriel, que bom que curtiu! 🙂 Me explique melhor o que vc deseja, que certamente vou ajudá-lo. 🙂 Bjka e fico no aguardo

    Responder
  3. re

    Tenho gostado muito de todas as suas dicas,tem me ajudado muito ,gosto de cantar mas canto só pra Deus,sou evangélica ha 19 anos e me apaixonei por cantar e amo louvar a Deus ,,,,,,Ele é o motivo de gostar de cantar,gostaria de aprender mais.Obg por tudo e uma dica que tenho colocado em prática é não louvar mais com o pescoço pra cima é muito melhor cantar com o pescoço reto valeu a dica,um forte abraço.

    Responder
  4. Dy MooB

    Olá Iara, parabéns pelo trabalho e obrigada pelas dicas, PORÉM hoje fica uma dúvida em minha cabeça com relação ao gritar x cantar, no meu caso que o ritmo é heavy metal o_O como??? existe como cantar heavy metal sem soltar uns gritos básicos? hahaha obrigada mais uma vez!

    Responder

    1. Oie Dy, você pode projetar sua voz sem ferí-la! Sim, existe como! 🙂 quando sentir que está na garganta, que ficou rouco cantando apenas umas poucas músicas, tem algo errado aí! Fique atenta ok? bjka

      Responder
  5. Herley Nunes

    Ola Iara estou adorando as aulas, vc poderia falar um pouco sobre vibrato e dinâmica no mesmo?

    Responder
  6. Mecky Jesus

    Eu tenho uma dificuldade nas notas altas assim: Algumas eu alcanço mas as MUITO altas pra valer eu começo e quando esta no topo as vezes acaba acontecendo esses erros.
    Eu gostaria de saber como eu faço para alcança-las pois se eu fizer sem instrumentos consigo agora com instrumentos não. como arrumo isso?

    Responder

    1. Olá Mecky, vc precisa trabalhar sua extensão vocal. Você já fez exame das cordas vocais? Tá td ok com sua saúde vocal? Bjka e me fale mais sobre este assunto, pois quero ver como ajudá-lo. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *