Exercícios vocais. Como conseguir os melhores resultados.

 

Exercícios Vocais. Como conseguir os melhores resultados.

 

Olá Pessoal!

Em nossa busca para melhor cantar, precisamos aprender algumas técnicas vocais  importantes que vão nos ajudar a manter a nossa voz em uma condição saudável.

Os exercícios vocais são realmente importantes?

Quando vemos performances em programas de televisão como “Popstars”, “The Voice” e “Ídolos”,  é fácil esquecer as horas de trabalho duro por trás de cada performance. Cada cantor terá uma rotina de exercícios vocais cantando que os ajudam a se preparar.

Aqui estão três razões pelas quais exercícios de canto são importantes.

 

 

1. Exercícios ajudam a manter sua voz 

Um exemplo. Você verifica o óleo e água em seu carro antes de partir pra uma longa viagem, certo? Dirigir centenas de quilômetros em seu carro,  cria uma grande quantidade de calor no motor. A ajuda de óleo e água para esfriar o motor, o mantém em boas condições de funcionamento.

Não importa o quanto seu carro é caro, se você não cuidar dele, e conduzir a algumas centenas de quilômetros sem óleo e água, o motor não vai aguentar. Substituindo o motor por um novo, será muito caro.

A voz não é diferente. A prática de exercícios vocais é tão importante quanto o próprio desempenho, se não mais, pois a preparação irá determinar o resultado do show. A maioria de nós não pode ir para um palco sem fazer algum tipo de aquecimento nos bastidores, conhecido por backstage, executando por exemplo, algumas notas do piano ou escalas, aquecendo e preparando a voz.

 

2. Exercícios ajudam a recuperar do sono 

Depois de sono, nossa voz não foi utilizada por horas. Todo o tipo de muco acumula dentro de nossas boca e fossa nasal quando estamos dormindo, e isso reduz consideravelmente a qualidade de nossas cordas vocais. Exercícios de canto, seguindo uma rotina matinal adequada, colocam sua voz no lugar e também lubrificam as cordas vocais, garantindo a umidade necessária.

O benefício de exercícios de canto não é apenas física, mas também na sua projeção e pronúncia. Não importa o quanto sua voz é boa, se não for mantida, mais cedo ou mais tarde você vai perder a projeção vocal e poder, e quando você tenta executar essas notas, já não vai soar tão bem e certamente, sua confiança diminuirá.

 

3. exercícios ajudam a reduzir os danos Vocal 

Outra razão pela qual exercícios de canto são importantes é o fato de que, assim como os atletas, aquecer a voz, é fundamental.

Você não quer colocar uma pressão sobre as cordas vocais porque você não conseguiu soltar os músculos. O número de pessoas com quem trabalhei que danificou as suas vozes, enquanto se apresentavam no palco, gritando às vêzes, quase que competindo com instrumentos altos, não era incomum e ainda hoje, vejo a mesma cena se repetindo. Muitos cantores acordam com dor de garganta, na manhã seguinte, porque eles não conseguiram aquecer antes de tentar grandes números extenuantes. O exercício requer o consumo de oxigênio, que por sua vez estimula a produção de endorfinas, próprias de levantamento de humor do corpo. Então, finalmente, os exercícios vocais, devem beneficiá-lo tanto mentalmente como vocalmente.

 

Conclusão

Exercícios Vocais – Manter uma disciplina, é total certeza, de que a voz será mantida regularmente e beber bastante água, tentando evitar bebidas açucaradas. Nunca entre no palco, sem passar por uma rotina de aquecimento vocal adequada e seguindo estas dicas, a sua voz, não só vai ficar mais forte, mas com um bom desempenho.

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Exercícios vocais. Como conseguir os melhores resultados.
4.25 (85%) 4 votos

22 Comentários

  1. Thaís

    Olá Iara, Estou aqui primeiramente para lhe parabenizar e para agradecer por esse projeto que tem ajudado tantas pessoas.
    Pois nem todos tem acesso a aulas de canto, até mesmo por suas cidades não obterem o curso (meu caso), mas esse é um jeito ótimo de aprender.

    Conheci o curso de uma forma despretensiosa, e o salvei, confesso que ainda não aderir ao curso, mas que estou procurando condições para inicia-lo logo, mas enquanto isso, me mantenho ligada aos Vídeos, e ao blog, porque me ajudam muito.

    Gostaria de tirar uma dúvida:

    Tenho 19 anos, e comecei a cantar a uns 4 anos (descobrir esse lindo talento), como canto na igreja e sou líder de um ministério de louvor, sinto a carência de aperfeiçoar o meu talento. Na verdade, a minha maior frustração é o de não conseguir atingir ALGUNS tons graves (o que muitas vezes me impede de cantar uma música completa sozinha). E já tenho uma certa habilidade com tons Agudos, mas também com a ajuda de falsetes.

    O que gostaria de saber, é: “É possível conseguir atingir tons graves, e aperfeiçoar ainda mais o agudo?”

    Obrigada pela atenção, abraço!

    Responder

    1. Obrigada Thaís, eu quem agradeço pelo carinho e confiança neste projeto. Feliz por ver que posso ajudar de alguma forma, mesmo de longe. Quando vc puder estar conosco no curso, será muito bem-vinda. 🙂
      Pra que vc consiga aperfeiçoar seu canto, no que diz respeito a extensão foca, é preciso exercitar. Como exemplifico sempre, as cordas vocais são músculos e sim, devem ser trabalhadas diariamente. Isso as fortalece e as faz atingir o que até então, era desconhecido. A resposta é: sim, vc pode se aperfeiçoar com certeza. Bjka meu amor!

      Responder
  2. liliana

    amei suas aulas, pois estão me ajudando muito em meu ministerio de louvor.Que JESUS TE ABENÇOE…

    Responder
      1. liliana

        Iara,gostaria de saber se esses exercícios que vc nos passa podem ser feitos todos os dias ou apenas quando vamos cantar.Estou aprendendo teclado para ajudar no canto e conhecer melhor de afinação. E por falar nisso, sua aula sobre afinação me ajudou muito.Deus te abençoara pelo que vc está fazendo por nós. Parabéns. Saiba,Jesus sempre abençoa aqueles como vc que ajudam à outros simplesmente por amar o que faz.Iara, que cuidados devo ter com minha voz antes de louvar no Ministério de Louvor da Igreja.Desde já obrigada……..

        Responder

        1. Olá Liliana, vc pode fazê-los diariamente. Crie uma rotininha. Faça os matinais, a tarde respiração e vibrado (por exemplo) e mais a noite algum vocalize e depois um desaquecimento. Importante é não fazer nenhum com tr ou br pela manhã. No mais, vá criando sua própria rotina vocal. Bjka 🙂

          Responder
  3. joice

    OI FLOR!!!!,entao eu dou aula numa escola,mas tambem eh so segunda e sexta de musica,so que as crianças sao umas bencaos,as vezes saio de la com a garganta aranhando,ai pensei pra nao acabar com as minhas cordas vocais,eu chamo atencao,da turma ou do aluno cantando as frases,e percebi que tema dado certo….mas isso esta certo???qual ideia ou qual outra vc me sugere …preciso d seu help..bjssss

    Responder

    1. Oie meu anjo, o ideal é que vc comece a ajustar sua voz pra estes momentos. A rotina matinal, ajuda muito. Mas tudo é conquistado com a prática. Não é da noite pro dia. Continue praticando e se possível, pegue textos, livros, enfim…o que vc puder ler, colocando a voz numa tonalidade adequada, na máscara do rosto, vai ajudar a poupá-la do esforço no trabalho. Quando se usa a técnica a seu favor, não há como ficar rouca depois. Não vai ser preciso cantar, para passar seu recado pra eles. Faça da rotina matinal, uma prática diária mesmo, este é o objetivo tá? Bjka e qualquer coisa, só chamar amore! 🙂

      Responder
  4. Lindomar prestes de oliveira

    muito bom eu adoro cantar eu canto e festas e eventos muito bom estas dicas adorei

    Responder
  5. Leandro Tavares

    Olá bom dia, sempre acompanho suas dicas no blog e farei agora parte dos seus alunos do curso de canto. Sou cantor profissional, mas penso que precisamos sempre estudar e aperfeiçoar nossas técnicas. Obrigado pela iniciativa, te admiro muito, forte abraço!

    Responder

    1. Olá Leandro, fico feliz por confiar neste projeto e muito grata pelo carinho e comprometimento profissional. Bjka e até breve 🙂

      Responder
  6. ademilson

    oi iara td bem ? eu canto primeiro tenor em um quarteto,mas tenho dificuldade para chegar nos agudos, vc teria algum exercicios para facilitar o alcance das notas agudas ?

    Responder
  7. Afonso Signo

    Esse projeto tem ajudado imensas pessoas a aprender a cantar.Eu sou Afonso tenho 16 anos e gosto de cantar mais tem sempre vezes que desafino,como posso parar com essa desafinações?

    Responder

    1. Obrigada pelo carinho e por fazer parte deste projeto Afonso. Vc faz algum preparo antes de cantar? Qual a sua experiência vocal? Acompanhe o blog e terá conteúdo gratuito bem legal, para dar este start, caso ainda não tenha técnica vocal. Vai te ajudar, inclusive com estas questões. Bjka 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *