Falsete ou Voz de Cabeça ?

 

Falsete ou Voz de Cabeça ?

 

Olá Pessoal!

Hoje, vou falar à vocês, o que penso, com relação a Falsete e Voz de Cabeça.

 

Falsete ( Do italiano falsetto = “tom falso”) é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso “falso”), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqüência acústica natural (tessitura).

Voz de cabeça pode ser usado em relação a uma parte específica da extensão vocal ou o tipo de registro vocal ou uma zona de ressonância vocal.

Qualquer discussão sobre a voz de cabeça e falsete, envolve uma consideração básica de fonação vocal. Ressonância, é claro, tem um efeito sobre a fonação nestas áreas, como em todas as áreas de canto, mas as principais diferenças entre o falsete e voz de cabeça são fonatórias.

As sensações vibratórias que são sentidas na cabeça são fenômenos de ressonância e devem ser descritos em termos relacionados com a ressonância, não aos registros vocais.

A definição moderna de falsete é uma produção da voz em que os músculos Vocais estão inativos e alongados, então, som é produzido pelo sopro de ar sobre as bordas muito finas das Cartilagens aritenóides, ao passo que é controlada principalmente por um controle do fluxo respiratório.

No falsete, o ar é usado de forma menos eficiente, por isto, normalmente, não tem a potência da emissão normal. A prega vocal é esticada de forma diferente, mais alongada, criando então uma fenda fisiológica paralela.

O som da voz de falsete é fraco. Isso ocorre porque as bordas muito finas das pregas vocais alongadas, que não mostram qualquer tensão em oposição à ação tensora das aritenóides, sendo assim são facilmente golpeada pelo sopro e oferece pouca resistência ao fluxo de ar.

O som da voz de cabeça, no entanto, é mais rico em harmônicos e tem o potencial para produzir substancialmente, um som mais puro e limpo.  Isto é causado pelo aumento da tensão das aritenóides,  que criam uma borda ‘mais apertada “ e mais substancial com as pregas vocais que, por sua vez, resiste ao fluxo de ar e cria uma pressão mais perceptível abaixo das cordas vocais (pressão subglotal – Parte inferior da laringe, a área logo abaixo das cordas vocais e para baixo em cima da traquéia) . O cantor pode facilmente sentir essa diferença de pressão do ar,  entre a verdadeira voz de cabeça e o falsete.

É possível mover-se graciosamente entre o falsete e voz de cabeça, e não é difícil determinar, na maioria dos casos, qual voz está sendo usada.
Os vogais têm um forte efeito sobre a transição da voz de peito para a cabeça de voz.

Vogais fechadas, tais como “i” e “u” tendem a reduzir os pontos de mudança de registo. Acredita-se que isso é causado pela diferença de “carga” acústica destas vogais nas pregas vocais. Com efeito, esta carga acústica aumentada permite que as pregas vocais façam seu ajuste mais facilmente, porque elas não são obrigados a ser os únicas que exerçam a função de motores de resistência ao aumento da pressão da respiração quando o tom sobe. A carga acústica fornece a resistência necessária.

Alguns especialistas em voz cantada,  também sustentam que muitos dos problemas que as pessoas identificam como problemas de registro, são na verdade problemas de ajustes de ressonância. Isso ajuda a explicar a controvérsia sobre esta terminologia.
O importante, enfim, é que se use um ou outro, de forma adequada e que se busque sempre a orientação de um profissional da área, para ter mais qualidade e técnica vocal.

 
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Falsete ou Voz de Cabeça ?
4.5 (90%) 2 votos

20 Comentários

  1. Daizes Rodrigues dos Santos Ferreira

    Olá Iara,tudo bem?Adorei este vídeo e gostaria de saber se posso compartilhá-lo no meu face com meus amigos,pq muitos deles tem dúvidas ou mesmo não sabem a diferença entre um e outro.Aguardo anciosamente sua resposta,estou doida pra mostrar à eles,rsrs.Bjão!

    Responder

    1. Olá Daizes, que bom que curtiu e é claro que pode compartilhar. Eu quem fico grata pelo carinho e confiança neste projeto. Bjka meu amor

      Responder
  2. Mauro

    Muito Bom !!!
    Esclarecedor !!!
    Em meu caso, o falsete acontece muito facilmente, e muitas vezes, onde não quero.
    Então passe a fazer diariamente o exercício para fechar fenda, que já está dando resultado.
    A pergunta que não quer calar :
    O que causa a fenda ?

    Responder

    1. Olá Mauro, que bom que curtiu! 🙂 A fenda pode ser causada pelo mau uso da voz (principalmente). E me refiro ao mau uso da voz falada inclusive. Tb existem pessoas que tem essa fisiologia. Mas no geral, por não ter certos cuidados e bons hábitos. Bjka

      Responder
  3. William

    Olá. Fiz aula de canto e infelizmente tive que parar. Gostaria de saber algum exercício para aprender o falsete? Pois voz de peito domino mais, a voz de cabeça está melhorando agora, só falta mesmo o falsete para aprender. Meu sonho é viver da música e quem sabe ser uma grande estrela HAHAHA.

    Obrigado.

    Responder

    1. Olá William, me conta sobre o que pretende cantar, para que use o falsete. Quer suavizar as notas agudinhas? 🙂 Vamos ver como posso ajudá-lo!

      Responder
  4. Frank

    Olá Iara, feliz em poder ser o seu aluno.. estou adquirindo o curso e estou muito confiante.. jácanto profissionalmente a 3 anos e preciso melhorar muito, gostaria até que você me escutasse.. como posso mandar algo pra você escutar a minha voz?

    Responder

    1. Olá Frank, feliz por ter vc conosco, obrigada! Lá pro final do curso, vc poderá mandar seu vídeo cantando e lhe enviarei um email com dicas à respeito de sua apresentação 🙂 O importante agora é focar no passo a passo do curso e aprova evitar cada exercício e dica ok? #tamojunto e nos falaremos mais no grupo fechado do Facebook e tb na sala do aluno. Bjka

      Responder
  5. Wisley Kid

    Olá, Iara! Comecei a acompanhar as tuas aulas há pouco tempo e curto bastante a maneira como tu explicas os conteúdos de técnica vocal. Minha dúvida é: a voz de cabeça é um falso agudo ou é a maneira como alcanço as notas agudas? Tenho essa dúvida pois um amigo meu que já tem alguma experiência com canto me explicou que existem três maneiras de alcançar notas mais altas: o agudo, o falsete e a voz de cabeça. Não entendi direito. Espero que possa me ajudar! Abraço e sucesso!

    Responder

    1. Olá amado, obrigada pelo carinho e fico feliz de ter vc por aqui. 🙂
      A voz de cabeça acontece na cavidade ressoando alta, por isso cabeça. É nesta região que o som acontece e ela pode chegar na voz de apito (whistle). Nunca ouvi falar desta divisão de agudo, falsete ou voz de cabeça. Notas agudas, podem acontecer ainda na voz mix (maçãs do rosto) e vai subindo pra cabeça. O Falsete está colocado de forma semelhante, porém com essa abertura nas cordas vocais, onde o ar vem junto. Tente colocar ar numa nota ajudinha e depois faça a mesma nota, mesma altura sem este ar! Me conte se conseguiu fazer e se entendeu o que postei aqui pra ti ok? Bjka

      Responder
  6. Daniel Oliveira

    Iara, quando você fez a voz de cabeça, perçebir uma certa semelhança em quando eu achava que fazia falsete. Então,eu quero saber se a voz de cabeça masculina pode ser aguda igual a sua? Eu ainda não consigo diferençiar muito voz de cabeça de falsete. obr. bjs

    Responder

    1. A voz de cabeça é bem limpa Daniel e o falsete mais aerado, por assim dizer. Tem homens com voz de cabeça bem limpa e não é tão comum, atingirem notas femininas, sonoridades parecidas com a da mulher, mas existem sim. Espero marcar em breve um workshop e poder ouví-los e tb passar mais infos relacionadas a estas diferenças às vezes tão sutis. Bjka

      Responder
  7. Gina

    boa noite Iara parabéns pelo seu trabalho !
    Tenho costume de fazer bastante falsete para ‘ disfarçar ” algumas notas , mas pela sua explicação , percebi
    que nem é tanto questão de atingir notas , e sim de impostação . Será que pode haver esta confusão rsrs ?
    Em outro video , você também falou de aulas coach , se eu não estiver enganada , seriam aulas particulares ?
    Obrigada Gina

    Responder

    1. Olá Gina, obrigada pelo carinho e confiança neste projeto! 🙂
      Vamos lá. O que vc precisa fazer, é praticar vocalizes que te façam ter projeção, apoio e trabalho ideal nas passagem de voz. É uma junção de técnicas, que te levam a atingir notas mais altas, com muito mais facilidade.
      Eu tenho algumas opções: o Curso Além da Voz, online, onde vc terá diversas técnicas vocais e tb aulas via skype, porém limitadas, pois não consigo ter muitos horários! 🙁 Veja o que seria bom pra ti e enquanto isso, assista o vídeo de lançamento do curso online. http://www.alemdavoz.com.br Bjka

      Responder
  8. gina

    Obrigada Iara , mas me arruma um horario para aulas via Skype , por favor ? kkk – bj

    Responder
  9. Sibelle Silva

    Minha voz de cabeça não tem peso. Será que só uso falsete? No meu repertório preciso cantar algumas músicas que exigem voz de cabeça,mas quando faço fica tão fraco que acabo forçando na voz de peito p dar o volume, porém, sinto-me bastante desconfortável. Vc pd me dar alguma dica sobre isso?

    Responder

    1. Olá amada, vc pode trabalhar sua projeção e tb passagem de voz. estes temas foram abordados em vídeo-aulas do blog. Dê uma boa olhada ok? BJka

      Responder
  10. Andre Silva

    O falsete so sai bem qd canto em volume medio alto ! Se cantare em volume baixo n sai som -.- please help

    Responder

    1. Andre, teria que fazer uma avaliação vocal contigo, para entender o que vc está dizendo e tb ajudá-lo com esta questão. Muitas pessoas confundem o falsete com voz de cabeça. São coisas totalmente distintas. Se tiver interesse, me avise ok? contato@aulacanto.com 🙂 Bjka

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *