Escala Pentatônica! Um dos segredos do Melisma.

 

Escala Pentatônica! Um dos segredos do Melisma!

 

Olá Pessoal!

Falar sobre a música ocidental é certamente falar também da importância e uso da Escala Pentatônica. Este nome foi dado, por basear-se em 5 notas.

A penta menor é formada pelos seguintes intervalos:
T (tônica) –  3ªm (terça menor) – 4ªJ (quarta justa) – 5ªJ (quinta justa) – 7ªm (sétima menor)

A penta maior é uma escala formada pelos seguintes intervalos:
Tônica – 2ª Maior – 3ª Maior – 5ª Justa – 6ª Maior

Sendo assim, a Escala Pentatônica, tem uma sonoridade inconfundível.

Ao escutarmos alguém cantando ou tocando, podemos notar que se trata desta escala, que por anos tem sido a base do Blues, Rock e na música Pop também.

Podemos dizer, que para o improviso, nada melhor e mais fácil de se aplicar do que esta escala. Para quem está iniciando, é o momento perfeito de fazer isso, pois seu uso será constante.

Quando falamos de escala pentatônica, se compreende que existem então duas vertentes , a maior e a menor e pode acreditar que é mais útil do que se imagina.

Você já deve ter ouvido falar em Escala Maior e Escala Menor certo?
Quando usamos 5 notas destas escalas, pegando agora como exemplo, a maior, criamos então uma outra escala e que por ter 5 notas, foi denominada e pentatônica ou Penta. Essas notas escolhidas, formam um som realmente muito agradável, uma melodia gostosa de ouvir, mesmo que vc a faça de trás pra frente e de frente pra trás apenas.

Se você quer fazer algum improviso, certamente, usar a pentatônica vai ser perfeito.

Vamos então a prática, com este exercício proposto, da Escala Pentatônica Menor.

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ARQUIVOS DE ÁUDIO ABAIXO

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

[sociallocker id=27714]

Exercício – Melismas – Escala Pentatonica (Mulheres)

Exercício – Melismas – Escala Pentatonica (Homens)

 

[/sociallocker]

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Escala Pentatônica! Um dos segredos do Melisma.
5 (100%) 4 votos

43 Comentários

  1. Valderlice

    Olá Iara!
    Como sempre, seu blog é um espetáculo. Ver seus ensinamentos, a sua experiência musical sendo colocada em prática, não tem preço e nem desperdício de tempo. Só posso agradecer a Deus por sua existência e permanência em tantas vidas. Bjs

    Responder
  2. weslen henrique de oliveira

    Iara eu estou muito feliz, com esse seu blog, ele esta me ajudando muito, pois esta me dando um apoio no meu dia a dia cantando rsrs canto gospel em minha igreja não fazia idéia de como estudar isso, faz estou me saindo super bem rsrs estou conseguindo me superar nos graves rsrs minha tonalidade e também estou conseguindo aos poucos os agudos que sou fã demais muito obrigado, estou amando tudo isso beijos

    Responder

    1. Olá Weslen! Ah que alegria saber que estou de alguma forma ajudando você! Fique sempre ligadinho, que novidades sempre rolam. Bjka e qualquer coisa, pode entrar em contato. Bom natal e um lindo ano novo! _/\_

      Responder
  3. RODRIGO MELO

    Muito légaal as informações, moro em belem pa,aqui temos muitos professores bons mas poucos ou quase nenhum voltado para musica popular, já estudei 8 anos erudito mas descobrir que apenas me deu um senso de educação cultural e musical,as tecnicas são totalmente diferente do popular, e sempre gostei de black e soul music, apesar de atuar aqui em bandas baile, que tocam tudo mas gostaria de fazer o meu trabalho, e para isso queria aprender mais tecnicas para me tornar um melhor cantor,muito obrigado pela atenção!!

    Responder

    1. Que bom que curtiu Rodrigo! Já que vc tem uma boa noção musical, vale a pena usá-la a seu favor e desenvolver o que for preciso para o canto popular. Já ouviu falar no meu curso online de canto? http://alemdavoz.com.br/curso/ Dê uma olhada neste vídeo de lançamento e me diga o que achou. Bjka

      Responder
  4. Claudio Tristão

    muito bom, tem varios exercicios de seu blog que faço e indico pra varias pessoas que querem cantar melhor… ja ouvi falar de seu curso online e só ainda não pude adquirir.

    Responder

    1. Olá Cláudio, obrigada! Que bom que vc tem curtido e valeu por indicar tb. No próximo ano, quem sabe, vc faça parte da nossa turma do Além da Voz. Torcendo pra que dê td certo. Bjka e boas festas

      Responder
  5. marcelo e marciano

    bom di mais .vou dedicar esses exercicios para melhorar minhas técnica vocal ..muito obrigado pela dica

    Responder
  6. Ipoty Penha de Moraes

    Boa tarde
    Estou interessado em aprender a cantar mas não gosto de fazer pela internet. Você tem local para ensinar emgrupo?
    Obrigado
    Ipoty

    Responder
  7. sonia franco

    Amo seu trabalho!! Iara negrete sonho em fazer uma aula de canto !!!!!mas não tenho condições… admiro o seu trabalho tem me ajudado muito,pois amo cantar. [ Deus abençõe muito vc e q/ ele possa continuar te capacitando mais e mais. bjs sua admiradora .

    Responder
  8. Eliane Candido de Melo

    Que gostoso fazer essa escala pentatônica com você Iara Negrete, nem sabia que existia isso, ou seja que se chamava assim…muito feliz, estou quase convencida que tenho que fazer o curso.Obrigada!beijos!

    Responder

    1. Oieee Eliane, que bom que curtiu! Sempre bom essas práticas né? Obrigada pelo carinho e será bem-vinda na nossa turma do curso Além da Voz! Bjka e boas festas pra ti. Um 2015 abençoado tb

      Responder

  9. Parabéns pelo seu projeto, e gostaria de inclui-lo dentro das minhas aulas de canto lírico; um pouco dos exercícios para o canto popular.
    Feliz Natal e um prospero ano de 2015 com muito sucesso e realizações.

    Responder
  10. Erick Wander

    Olá Lara, tudo bem? bem, o motivo de eu estar aqui é só uma pergunta básica, quando uma pessoa vai cantar Rap, é necessário fazer algum tipo de exercício antes? Ou já pode cantar direto? Estou fazendo pergunta aqui, porque no Facebook são muitas mensagens. Obrigado pela resposta.

    Responder
  11. meire

    amo música, mas não entendo nada de notas, enfim nada de nada.

    bjssssssss, tudo de bom para o próximo ano.

    Responder

    1. Olá Meire, boas-festas pra tie um 2015 abençoado tb! Eu estudei estrutura musical, pois queria me aprofundar na música, mas muitas pessoas cantam bem e não tem este conhecimento. Eu acho que vale super a pena estudar, mas tudo no tempo certo né? Quem sabe um dia vc se anime. Bjka

      Responder
  12. Flammarion de Oliveira Júnior

    Gosto das informações divulgadas aqui de maneira coesa e direta aqueles que se dedicam a arte de cantar. Sou bastante afinado mais tenho a voz anasalada às vezes fico com medo de cantar e muita gente fala que não tenho voz boa para cantar já pensei até em desistir. mas tenho uma força maior dentro em mim que suplanta tudo isso que ouvi dessas pessoas e não vou parar agora eu sou musicista e já até ministrei noções em aulas de canto.
    Gostaria de saber se tem alguns exercícios e técnicas para elucidar a diminuição do mesmo e fazer com que desapareça o problema já me falaram até de intervenção cirúrgica
    E possível corrigir isso?

    Agradeço desde já;

    Beijo

    Responder
    1. Carla

      Flammarion, com certeza um fonoaudiólogo resolveria o seu problema de voz nasalada (ou anasalada.muitos confundem). Geralmente as pessoas desconhecem o trabalho deste profissional e ficam com um problema p resto da vida. Problema este q seria resolvido em meses com fonoterapia. Mas procure um fonoaudiólogo especializado em voz.

      Responder

    2. Flammarion, td bem querido? Acredito ter respondido pra ti no Youtube, mas não estou bem certa! Vou responder aqui novamente ok?
      Primeiro passo, é sempre um exame das cordas vocais, com um especialista e se preciso, por indicação deste médico, fonoterapia. Acho que uma nasolaringoscopia seria o ideal pra ti. O que posso passar e que esteja dentro dos meus conhecimentos, certamente coloco no blog.
      Eu creio que isso possa ser corrigido sim.

      Bjka amado

      Responder
  13. douglas melo

    iara muito obrigado por ter me mandado mais esta novidade agradeço a deus por ter encontrado vc que deus continue sempre iluminando seus caminhos muita paz saude e um um ano novo cheio de novas realizaçoes estou aprendendo muito com seus videos seu blog e excelente muito em breve estarei ai no curso alem da voz gosto muito eu amo a musica o canto muito obrigado fc com deus bjs.

    Responder

    1. Oie Douglas, fico feliz em poder ajudar de alguma forma e vc será muito bem-vindo a nossa turma viu? Bjka e um 2015 abençoado pra ti 🙂

      Responder
  14. Gabriela Fullin

    Olá Iara! Inicialmente gostaria de parabeniza-la pela iniciativa de orientar os amantes do canto em seus caminhos para o aperfeiçoamento. Eu adquiri o curso Aula da Voz, estou muito feliz com os módulos e tenho aprendido muito, mas gostaria de saber como faço para ver a possibilidade de ter aulas presenciais contigo, visto que estou em estúdio gravando um álbum de composições próprias e que a maior parte das minhas canções são em inglês. Gravarei as vozes no final de janeiro e gostaria de ter uma orientação mais direcionada.

    Desde já agradeço a atenção,
    Atenciosamente,
    Gabriela F.

    Responder
  15. Andy Soares

    Obrigado por estas dicas sobre melisma, pois mesmo tendo aulas estava tendo muitas dificuldades, em gravar uma música, pra mesma pois tinha a técnica que não dominava bem.

    Responder
  16. Suzan Thais

    Ola Iara, ;D

    Primeramente parabens pelo seu trabalho, tem me ajdado e acredito que muitas pessoas tambem. Se eu tivesse condicoes ate faria o curso haha
    Vou participar de um reality e gostaria muito de algumas dicas voltadas a esse assunto.

    Obrigada ;D

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *