Melismas, como ter agilidade vocal rapidamente.

 

Melismas, como ter agilidade vocal rapidamente.

 

Olá Pessoal!

Este tema já foi falado no blog, mas a pedidos, volto aqui com mais um exemplo e é claro, uma breve explanação a respeito, que alguns de vocês, já deve ter lido.

Sim, pra quem não faz isso intuitivamente, existe uma forma de aprender e por isso, o melisma é considerado uma técnica vocal, onde com dedicação e treino, você pode se surpreender. Bora lá! 🙂

 

Melismas tem muito a ver com agilidade vocal, que muitos conhecem popularmente por “firulas”, “voltinhas”.  Não é necessário que haja muitas notas pra se caracterizar um melisma, como muitos imaginam. Também depende do vibrato bem trabalho e é claro, de uma boa afinação. Temos que ter muito cuidado com os exageros ok? O melisma se tornou um assunto muito popular entre cantores e estudantes de canto, mas poucos conhecem realmente o que são melismas.

O melisma é uma técnica vocal, onde existe uma variação de notas em uma sílaba cantada e não é necessário haver um grande número de notas, como já foi dito. Estudo e bom senso, são fundamentais pra uma boa execução de Melismas.
Primeiro passo, é escutar artistas que usem esta técnica como Cristina Aguilera, Stevie wonder, Ed Motta, Beyoncé, Boys II Man, etc…Mariah Carey, faz isso no início da música Hero, por exemplo.

Quanto ao tempo que se leva, para aprender melismas, é algo muito pessoal, pois sua dedicação e conhecimento musical também contam bastante. Alguns cantora, já tem essa habilidade p-or terem um ouvido muito bom, conseguindo facilmente escutar e reproduzir com maestria um melisma.

Os melismas podem ser curtos ou longos, de forma mais lenta ou rápida, com motivos ou idéias que são cantadas sobre mudanças de acordes específicos ou harmonia.

Eles se desviam da melodia original da música e esticam uma sílaba sobre uma série de notas improvisadas. Os melismas podem ser um ótimo complemento para o seu vocabulário vocal.

A parte “improvisação” deste conceito tende a ser a parte mais assustadora, uma vez que não são apenas as notas improvisadas, mas a escolha rítmica das notas, sem a devida experiência ou dom natural.

Você também vai notar que cada gênero tem sua própria visão ou toque na definição do melisma. Alguns dos meus favoritos, seguem abaixo e se tiver curiosidade, veja algum vídeo deles.

 

Whitney Houston, Pop / R & B 

Brian McKnight, Pop / R & B 

Stevie Wonder, Pop / R & B 

Sarah Vaughan, Jazz 

 

Não use os melismas de forma exessiva. Se os melismas de sua escolha estão tirando a qualidade da música, ou melhor ainda, mais enfatizado do que a melodia original ou letra da canção, você está abusando desta técnica.

Vamos a prática, que é certamente o caminho pra que você alcance seu objetivo e vou começar com  um exercício mais simples a um mais elaborado.

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Melismas, como ter agilidade vocal rapidamente.
5 (100%) 3 votos

22 Comentários

  1. tom vieira

    Show de bola, tenho visto todos os vídeos, e sugado o máximo de informações!!

    Responder
  2. Katharynny

    Hey Iara, AMEI o vídeo sobre melismas, super didático e dinâmico e adorei ainda mais ver você cantando *-* faz um vídeo sobre stacattos que muita gente confunde com melismas 😉 eu adoraria ver o/
    Super beijo e sucesso!

    Responder

    1. Ahhhh que linda! Fico feliz que tenha curtido e vou anotar aqui, pra fazer uma vídeo-aula sobre stacatto sim. Melhor ainda, esclarecer a diferença entre melisma, Stacatto, agilidade vocal e vibrado! Muita gente confunde mesmo. BJka meu amor 🙂 Obrigada pela dica Tamo junto!

      Responder
  3. julio cesar

    adoro os videos, gostaria de saber onde encontro exercícios de dicção, melismas e outros, sucesso estão todos de parabéns!!!

    Responder
  4. Décio

    Olá Iara,
    Seus exercícios são maravilhosos e tem me ajudado bastante. Gostaria de pedir que você poste uns exercícios para a melhora do vibrado, pois tenho um pouco de dificuldade ao fazê-lo.
    =D

    Responder
  5. Susi

    olá,gosta muito de cantar,acho os videos bem informativos,pergunta: É preciso contratar um profissional ,pra eu descubrir qual minha tessitura vocal? beijos! ATÉ MAIS…<3

    Responder

    1. Oie Susi amada! Vc pode saber um pouco a respeito de seu alcance/limite vocal, quando canta, quando faz vocalizes, mas certamente um acompanhamento profissional encurta bastante o caminho, além de te dar maior segurança nessa jornada vocal. Conhecer os próprios limites é mito importante, pra não desgastar-se cantando. Bjka 🙂

      Responder
  6. Naira Reis

    Que voz lindaaaa!!!
    Amei o vídeo, quero muito ser sua aluna 🙂
    BjuxS (*

    Responder
  7. Francisco Antares

    Olá Iara, tudo bem? Eu tenho acompanhado o seu material, além das explicações que você passa, que são bem didáticas e fáceis de serem absorvidas, os exercícios nos finais do vídeo são muito úteis. Eu estava precisando muito de exercício para uso do vibrato, pois faço aulas de canto, e a minha professora andou analisando minha voz, e constatou boa afinação, boa emissão e articulação, bem como boa sustentação nas notas agudas e prolongadas, Foi exatamente por causa dessas notas prolongadas, que ela me disse que está faltando cores na minha voz, foi nesse momento que ela falou do vibrato. Eu baixei os áudios e estou estudando esse acabamento praticando os vocalizes.

    Responder

    1. Olá Francisco, que legal. Bom que já faz aulas de canto e você pode pegar o áudio do exercício para vibrato. São 2 na verdade. 🙂 Vai ajudar com certeza. Este ornamento pode enriquecer muito sua forma de cantar. Bjka

      Responder
  8. Edna de Lourdes Souza

    Olá Iara , td bem ? Parabéns pelo trabalho , viu ? Sempre que posso dou uma olhadinha , as dicas são ótimas , super úteis pra mim . Sabe , eu gosto muito de cantar , mas não tenho pretensão de ser cantora , eu canto na minha igreja , hinos da harpa e hinos com play – back , mas gostaria de melhorar , saber usar a voz , conhecer meu tipo de voz , aprender técnicas , saber respirar , essa coisas , né ? As pessoas me dizem que eu tenho voz bonita e afinada , eu fico feliz , mas quero melhorar sempre , porque Deus merece o meu melhor ! Beijos , Deus te abençoe imensamente ! Ah , A sua voz e´belissima !

    Responder

    1. Olá Edna, td bem. Obrigada pelo carinho amada! Mesmo que não tenha como objetivo, ser uma profissional da área, vc pode certamente usar o dom que tens para cantar pra Deus. Se vc deseja outras técnicas, para que possa se aperfeiçoar, o ideal é buscar algum profissional ou algum curso. O que posso te oferecer, é o curso Além da Voz, que foi lançado no ano passado. Ali vc encontrará várias técnicas bem legais, para cantar melhor e com mais segurança. 🙂 Dê uma olhadinha no vídeo e veja o que acha. Bjka pra ti! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *