Registros Vocais! Quais São as Verdades e Mitos.

 

Registros Vocais! Verdades e Mitos.

 

Olá Pessoal!

Neste vídeo, você vai saber um pouco à respeito dos registros vocais. Vou exemplificar, cantando um trecho/refrão de uma música (Somebody else’s Guy – Jocelyn Brown), como ocorre essa transição.

 

 

Alguns termos, como Voz de peito, Voz Mix, Voz de Cabeça, etc… não precisam ser levados tão ao pé da letra! Você pode cantar uma música,  passando por alguns deles. Posso cantar de uma forma mais pesada (visceral)  e depois mais leve, mais brilhante, metálico…

 

Não é preciso cantar num só registro o tempo todo, vc pode timbrar de outra forma. Não pense em voz de peito do começo ao fim, além de errado, certamente pode machucar suas cordas vocais. Você precisa caminhar por estes registros várias vêzes, que seriam as transições (passagens) de registros. Se preocupe menos com os termos técnicos e sinta essas qualidades dentro do seu canto. Música tem a ver com sensação e sentimento. Deixe o feeling rolar e não se prenda tanto a técnica.

 

Diversos cantores, professores de canto e até mesmo regentes de corais, sempre fizeram referências a “quebras” na qualidade da voz, quando notas musicais consecutivas são produzidas em regiões específicas. Essas  “quebras”, ou modificações abruptas na qualidade da voz, podem ser percebidas auditivamente e, segundo os cantores, são normalmente associadas a uma mudança de ajustes musculares da laringe. Isso também ocorre na voz falada.

 

No canto profissional,  se aprende a controlar voluntariamente a reprodução da voz, nos diferentes registros vocais, suavizando essas “quebras” relacionadas a transições entre registros, ou enfatizando-as, dependendo do estilo do canto. Essas quebras podem também, nos mostrar que existe alguma manifestação importante, de alguma patologia da voz, por isso a importância de uma exame das pregas vocais.

 

Exemplo de como cantar, passando pelos registros vocais:

Somebody else’s Guy – Jocelyn Brown (refrão)

 

Clique aqui e me veja interpretando esta música no palco.

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Registros Vocais! Quais São as Verdades e Mitos.
5 (100%) 3 votos

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *