Respiração! Como usá-la para o canto ?

 

Respiração! Como usá-la para o canto ?

 

Olá Pessoal!

Neste vídeo, vou falar a respeito da respiração diafragmática, ideal para o canto e  também demonstrar de forma detalhada, como você deve fazer.

Vamos entender um pouco a respeito, antes da prática.

 

A respiração acontece quando existe a entrada e saída de ar, dos pulmões, chamados: inspiração e expiração.

Deve-se tomar cuidado com a postura também, pois elevar os ombros (movimento natural quando inspiramos), pode tensionar toda a região do aparelho fonador, como também acaba por preencher toda a região superior, onde estão os pulmões e consequentemente, a quantidade de ar é bem menor e insuficiente para o canto. Esse tipo de respiração, é a que normalmente usamos, mas para o canto, usaremos o diafragma.

A boa respiração é a base pro cantor, pois dá apoio e sustentação para as notas e consequentemente afinação, sendo assim, o uso do diafragma é fundamental e por isso chamamos de Respiração Disfragmática.

A respiração tem um papel importantíssimo no canto, sabendo-se que o som é o ar sonorizado. Devemos praticar bastante a respiração, paraconseguir fazer tudo que é preciso no canto, como por exemplo: frases longas, andamentos e até mesmo respeitar pontuações desta letra.

Com o tempo, você verá, que ficará automático todo este processo. É importante que você faça isso, diariamente, pois quanto mais contínua e sistemática sua prática, mais rápido você terá resultados. Se você não mantiver um bom rítmo de estudo, vai ser impossível atingir seus objetivos como bom cantor.

Vou dar um exemplo bem prático pra que você possa iniciar uma respiração com o diafragma.  Você pode fazer deitado, com um livro em sua barriga ou se achar melhor, sentado, colocando sua mão na barriga. A respiração correta vem da barriga, a partir do núcleo (diafragma).

Pratique a respiração lentamente em sua barriga (não com o peito). Quando você fizer isso direito, você verá o seu estômago contrai-se lentamente para dentro. Respire profundamente várias vezes antes de começar a cantar. Dica: Imagine-se soprando uma vela.

Inspire e encha sua barriga de ar e não o pulmão. Vá num limite saudável e ao expirar, solte o ar lentamente pela boca, fazendo o som Shhhh, empurrando com a mão a barriga pra dentro.

Quando você faz este simples movimento (encher a barriga de ar), automaticamente as costelas se expandem, deixando entrar mais ar e o contrário também acontece. Você expira e o ar que sai, faz com que sua barriga vá pra dentro e as costelas se fechem.

É basicamente isso que deve ser feito, para um respiração ideal no canto.

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Respiração! Como usá-la para o canto ?
4.33 (86.67%) 3 votos

22 Comentários

  1. pedro

    VALEU IARA-MUITO BOM SEU TRABALHO-ME ENRIQUECEU–MUIIITO–SIMPLESMENTE VC É MARAVILHOSA!!

    Responder
      1. Jéssica

        Olá Iara, eu ainda ñ entendi
        sobre esse tema de respiração no canto…

        Responder
  2. iracema

    olá gostaria de receber dicas de como cantar cada vez melhhor pelo meu e-mail.
    obrigada!!

    Responder

    1. Oie Ewerton, fique ligadinho no blog, pois tem novidades e uma delas, está num dos últimos vídeos. Vc se inscreve e automaticamente receberá td em seu email tá? Bjka

      Responder
  3. everton

    oi gosto muito das suas aulas
    pode me passar exercício vocal?
    obrigado

    Responder

    1. Olá Everton, tem algumas vídeo-aulas aqui no blog bem legais. Vc tem acompanhado? Tb estou com um curso, recém lançado caso queira saber mais a respeito tá? Bjka e o blog sempre terá dicas e exercícios pra todos, gratuitamente! 🙂

      Responder
  4. Alessandro

    Adorei o vídeo, VC tem o dom de ensinar e me ajudou muito, pois eu respirava totalmente errado. Que Deus lhe abençoe!

    Responder

    1. Fico feliz em poder ajudar Alessandro! seja muito bem-vindo a este projeto. Tamo juntooooo \o/ Bjka pra ti e bênçãos Divinas! 🙂

      Responder
  5. jucy santos

    OI IARA GOSTEI D SUAS DICAS EU TENHO MUITA VONTADE D APRENDER A CANTAR CHEGUEI A FAZER ALGUMAS AULAS MAS A ÚNICA ESCOLA D MUSICA DA MINHA CIDADE FECCHOU ,GOSTO D GOSPEL SPUDER M DEIXAR UMAS DICAS BRIGADAO!!!

    Responder

    1. Jucy, já que vc está interessada em aulas e que a escola de sua cidade fechou, vc pode fazer o curso online Além da Voz, pois foi preparado com este intuito mesmo. Pessoas que moram longe, que não tem escolas ou professores por perto etc. Já viu o vídeo de lançamento? Vou deixar o link pra que vc veja até o final e quem sabe seja bom pra ti né? Bjka

      http://alemdavoz.com.br/curso/

      Responder
  6. fer

    Iara, boa noite! Parabens pelo belissimo trabalho e dedicação 🙂 Vc é demais.
    minha voz é um pouco nazal meio falha, oq devo fazer? pode me ajudar.

    Bjos Parabens novamente.

    Responder
  7. Jéssica Regina Mota Napoleão

    Muito obrigada pela dica Iara vai me ajudar muito o exercício de respiração! 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *