Voz Impostada, mitos e verdades!

 

Voz Impostada, mitos e verdades!

 

Olá Pessoal!

Neste vídeo, vc saberá um pouco a respeito de voz impostada. Muitas pessoas se preocupam demais com termos, títulos, nomes técnicos e acabam perdidos em algo tão simples. Qdo se diz: Impostar a voz, a primeira coisa que vem a cabeça, é uma voz exagerada, com muito volume, super projetada, enfim…algo que esteja soando falso. Mas não é nada disso e vc vai entender um pouquinho nas linhas abaixo.

 

A impostação vocal é um termo utilizado, tanto para a fala, como para o canto, referindo-se ao lugar onde “colocamos” a nossa voz, tirando a voz da garganta “Voz gutural”, nariz “Voz anasalada” e faringe “voz entubada, abafada”.

Uma voz impostada, utiliza bem os focos de ressonância, ou seja, usamos o nasal, quando preciso, o foco laríngeo ou faríngeo, de maneira correta. Jornalistas, Radialistas  e até Apresentadores de TV, trabalham a voz,  para que esta esteja bem colocada, ou seja, impostada e com uma boa projeção de forma saudável.

Quando se imposta a voz, usa-se vários recursos técnicos. Respiração, Articulação, Apoio e Ressonância.

O ideal é uma voz equilibrada usando todos os pontos de ressonância,  procurando sempre colocar a voz com pressão do som para cima, preenchendo toda a cabeça, principalmente a máscara (região das maçãs do rosto e testa).

Qdo as pessoas se referem a voz encaixada, colocada pra cima (na máscara), estão se referindo a impostação vocal.

A impostação vocal, pode acontecer com o uso correto da respiração diafragmática, exercícios que trabalhem os registros vocais e também projeção (vocalizes), enfim, que trabalhem a voz em toda sua extensão.

Alguns vídeos já postados no blog, podem certamente ajudá-los com isso. Se puder seguir uma rotina, obterá bons resultados em breve.

São conhecidos, 3 tipos de Impostação Vocal.

A importação Plena, usada no lírico (óperas por exemplo), onde se usa bastante a técnica.

A impostação da Fala, muito usada pelos profissionais de jornalismo, rádio, TV e também no canto popular. Cada caso é um caso, pois precisa-se buscar um equilíbrio. Impostação exagerada, pode ser cansativo aos ouvidos. Nos anos 50, alguns cantores impontavam demais a voz pra cantar.

A impostação Mediana, que é mais usada em musicais. Chamamos de mediana porque ela fica entre a da fala e o Lírico e é conhecida como Belting, sendo bem projetada e de forma mais anasalada. Também conhecida como voz Mix.

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Voz Impostada, mitos e verdades!
5 (100%) 3 votos

6 Comentários

  1. orlando

    Ola Negrete , eu so Orlando vivo em angola, gostei muito desse pprojeto, estou aprendendo muita coisa com os seus ensinamentos valeu

    Responder
  2. Vanessa

    Oi Iara, descobri o seu canal a 2 dias e estou gostando muito, tem me ajudado bastante mesmo! Canto na igreja e realmente é necessário sabermos usar a nossa voz da forma correta. Minha maior dificuldade é em relação aos tons, pois a maioria das músicas congregacionais da igreja são em tons altos e eu sou contralto, então já viu, né rs. Meu esposo por ser músico acaba tendo o trabalho de modificar o tom pra mim, para que eu possa cantar sem prejudicar minha voz. O problema maior é que canto em um grupo, e praticamente não há sopranos e pessoas com vivência no canto, o que me impede de cantar na minha região vocal, as vezes tenho que ficar muito no falsete, e não gosto muito. Antigamente quando fazia solos ficava mais fácil, pois trabalha a música para a minha voz e pronto. O que você me sugere, pois as demais pessoas do grupo não têm conhecimento vocal e não demonstram interesse em estudar canto, isso dificulta bastante, praticamente faço o papel da voz referência para eles, mas as vezes gostaria de cantar mais a segunda voz (explorar minha região vocal), algo que gosto bastante e que tenho muita facilidade e prazer em fazer, adoro duetos e etc…

    Obrigada! Beijos!

    Responder

    1. Olá amada, que bom que vc se interessa em explorar sua voz e aprimorar seu canto. Bem, quanto aos outros, não há mesmo o que fazer né? Cada qual faz suas escolhas e você já tem a sua e é muito bom saber que se preocupa com isso. Bem, você já pensou em formar um outro grupo? Pq não retoma os solos? Talvez, uma mudança a partir do que vc realmente está com vontade de fazer, seja o melhor. Cantar com voz de cabeça o tempo todo é realmente chato e não te dá a oportunidade de explorar outras regiões. Mudar o tom, sempre. Adaptar-se ao que fica bom pra ti, é o ideal. Acho que seria interessante, que você fizesse uma revisão deste lindo trabalho que faz na igreja. quem sabe algumas mudanças, possam te fazer mais feliz e plena, qdo louvar a Deus! Pense nisso e conte comigo pro que precisar. No blog sempre tem bastante coisa e tb acabo de lançar um curso. Bjka 🙂

      Responder
  3. Virgínia

    Por favor, alguém poderia me informar onde estão os exercícios do blog? não consigo encontrar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *