Voz Nasal – Será que é realmente um problema?

 

Voz Nasal – Será que é realmente um problema?

 

Olá Pessoal!

Hoje nosso tema é Voz Anasalada (Voz Nasal), que na verdade é uma modificação da sonoridade da voz, quando existe alteração do lugar de ressonância, no caso, acaba por acontecer na cavidade nasal. Isso não quer dizer, que para alguns cantores venha a ser um problema. Temos diversos artistas que tem um estilo bem próprio de cantar e o som “médio nasal” acaba dando até uma identidade vocal bem interessante, contudo, se este não é o seu caso, vamos seguir com o tema de hoje.

Alguns distúrbios da fala chegam a trazer implicações, que vão além de simplesmente falar de uma forma considerada “estranha”. São também responsáveis por situações indesejáveis ao convívio social e podem trazer problemas emocionais. A voz anasalada, popularmente chamada de voz fanha, é mais comum do que se imagina.

A voz é gerada nas cordas vocais, quando falamos e se localizam na laringe. Ela é amplificada nas cavidades oral/boca, cavidade faríngea e cavidade nasal, que são como caixas de ressonância. sendo assim, se a cavidade nasal está obstruída, a voz ressoa nasal, tipo quando estamos resfriados.

NO entanto, quando existe algum problema na região do palato mole (campainha) fazendo com que a voz se dirija excessivamente para a cavidade nasal, então a voz ressoa anasalada, que é popularmente chamada de voz “fanha” (voz nasal).

A má formação do palato, pode ser responsável pela voz anasalada, assim como fissura labial, mais conhecido como lábio leporino.

Também pode ter relação com o pós-operatório de adenóide, pois quando retirada, acaba por liberar um grande espaço na faringe e a voz tende a escapar para as fossas nasais, porém, em anguns dias, o palato recupera o movimento e a voz volta normalmente ao seu padrão.

Alguns exercícios podem ajudar, no caso de ser apenas devido ao mal uso da voz. Pore’m, gosto de lembrar que um exame completo do seu aparelho fonador é de extrema importância, para se detectar com precisão, o que está acontecendo e logo após, uma consulta tb com um(a) Fonoaudiólogo(a).

Se vc tem a certeza de que não se trata de algum problema fisiológico, aproveite pra colocar sua voz no lugar certinho, agora mesmo!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ARQUIVOS DE AUDIO ABAIXO

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

[sociallocker id=27714]

Vocalize Voz Nasal (Homens)

Vocalize Voz Nasal (Mulheres)

[/sociallocker]

 

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.

Iara Negrete veste Zero Ponto Três

Voz Nasal – Será que é realmente um problema?
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *